quinta-feira, 5 de setembro de 2013

DOR DE CABEÇA E ALIMENTAÇÃO





Dores de cabeça estão entre os problemas de saúde mais comuns. Segundo dados médicos em todo o mundo, 40% das pessoas sofrem pelo menos de uma dor aguda na região por ano. As causas podem estar na ingestão de álcool e alimentos, outros problemas de saúde e principalmente em momentos de tensão, já que 90% dos casos esporádicos resultam de estresse.
A dor não está no cérebro. O desconforto pode atingir qualquer parte da cabeça, desde a pele, músculos, veias, dentes e terminações nervosas. Se chegar até as células cerebrais é porque não se trata de dor e, sim, de um problema mais sério. Um bom diagnóstico precisa levar em consideração as características da dor, que pode ser latejante, como se fosse uma pressão ou uma pontada, sua intensidade, a área afetada, frequência e duração.



Existem mais de 150 tipos diferentes de dor de cabeça e o que observo no meu dia-a-dia de consultório é que muitas delas desaparecem quando o paciente melhora a qualidade de sua alimentação. As pessoas esquecem que as células do nosso corpo são formadas de nutrientes e que muitas vezes, o desequilibro nutricional pode levar a dores de cabeça e até enxaqueca.

Primeiro passo para um tratamento nutricional é a investigação considerando a individualidade bioquímica, avaliar a ingestão dos nutrientes essenciais tanto em quantidade como em qualidade, verificar como se encontra a digestão, mas também absorção, utlização e excrecao do paciente.


Dos alimentos, talvez a novidade para você, seja que o grupo das frutas citricas é um dos maiores causadores de enxaqueca. Esse é o grupo da laranja, limão, tangerina, toranja, pomelo.
Lembre-se que o grupo das frutas NÃO tem nada a ver com frutas ácidas ou fontes de vitamina C, como o abacaxi, acerola, etc. Algumas pessoas já identificaram os alimentos prejudiciais como embutidos (linguica, salchicha, peito de peru, etc.) por conter nitrito ou ainda os industrializados que possuem glutamato monossódico (GMS) entre seus ingredientes (aliás, presente na maioria deles!), chocolate, vinho, carne suina e principalmente a cafeina.

Uma observação importante: quem for consumidor crônico de um desses alimentos, o café, por exemplo, não deve retirá-lo, sem usar ao mesmo tempo, suplementos alimentares, com risco de ter uma sindrome de abstinência.

Veja alguns alimentos que podem causar dor de cabeça:

Alimentos
 O conteúdo e tipo de gordura influenciam no surgimento dos sintomas assim como o teor de tiramina (um aminoácido) existente nos alimentos. Segundo estudos, 30 mg de aspartame por dia aumentam em 9% as chances de enxaqueca em pessoas predispostas. O jejum prolongado é considerado um comportamento alimentar que também pode desencadear o problema.
Açúcar e café
Pessoas que apresentam crises frequentes de dores de cabeça devem evitar o consumo excessivo de doces e bebidas, como café. No caso do açúcar, os níveis glicêmicos do sangue sobem e caem muito rápido e fazem com que o organismo utilize outros mecanismos para manter os níveis de glicose cerebral. Um deles é o aumento da produção de catecolaminas (gerando vasoconstrição dos vasos sanguíneos), que tem como consequência o aumento da frequência cardíaca, da temperatura, irritabilidade e a produção de prostaglandinas que causam vasodilatação e, por consequência, a enxaqueca. No caso do café, o problema reside na cafeína, que também está presente no chá-mate, guaraná, cacau e chocolate. Tem ação vasodilatadora nos vasos sanguíneos do corpo e ação vasoconstritora dos vasos sanguíneos do cérebro.

Itens a serem evitados:

Algumas substâncias são reconhecidas por desencadear crise de dores de cabeça. A tiramina, presente em queijos amarelos, chocolates, vinagre, bebidas alcoólicas, iogurtes, lentilha, amendoim, sementes, em algumas frutas, como abacate, banana e frutas cítricas, é uma delas. Alimentos processados, embutidos, industrializados e em conserva possuem substâncias como o glutamato monossódico, que inibe as células cerebrais de absorve a glicose, desencadeando a dor. Ainda existe o nitrit, um conservante que possui ação vasodilatadora que pode causar cefaleia. O glutamato é muito usado na cozinha chinesa o que levou à criação da expressão 'síndrome do restaurante chinês.

PROCURE UM NUTRICIONISTA PARA UMA AVALIAÇÃO, OBSERVE QUAIS ALIMENTOS VOCÊ RETIRANDO DO SEU DIA A DIA , VÃO MELHORAR A SUA DOR DE CABEÇA.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo artigo! Adorei!! Muito esclarecedor. Não sabia que do açúcar e do café... vou monitorar melhor minha alimentação pra saber identificar o que pode estar causando cefaleia (tenho muito). Beijos. Mariana.

    ResponderExcluir