quinta-feira, 4 de novembro de 2010

HIGIENIZAÇÃO DE VERDURAS E LEGUMES E FRUTAS


Para uma completa higienização das verduras, legumes e frutas, siga os passos abaixo:

Com uma faca, corte as raízes das verduras e separe as folhas. Em seguida, lave-as folhas sob água corrente, uma a uma, retirando toda a sujeira aparente. Se possível, use uma escovinha reservada para esse fim. Coloque numa tigela grande, água suficiente para cobrir as folhas e acrescente cloro ou água sanitária de uso geral (uma colher de sopa para cada litro de água). Mergulhe as folhas na mistura e deixe de molho por, pelo menos,15 a 20 minutos. Em seguida, escorra bem a água. Transfira as folhas para uma centrífuga de vegetais e seque bem. Se preferir, coloque-as sobre toalha de papel ou um pano de prato limpo.

Dicas

- Use um sanitizante próprio para verduras. O vinagre, para ter o mesmo efeito, necessitaria de uma proporção muito grande em relação à quantidade de água.

- Após a higienização dos 15 a 20 minutos, enxágue as verduras novamente, para retirar o produto químico.

- Guarde depois de higienizado em saquinhos novos (que não sejam os de supermercado), qualquer loja vende essas embalagens, ou acondicione em vasilhas de pástico tampadas na geladeira.

- Prefira consumir verduras sem agrotóxicos. A água dilui parcialmente os agrotóxicos e a higienização não serve para eliminá-los. Procure saber a procedência de onde elas vêm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário